quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pernell "Sweet Pea" Whitaker



Pernell Whitaker foi um dos grandes boxeadores da história, e talvez o melhor lutador defensivo que já existiu. Por quê? Assista o vídeo abaixo, e você provavelmente irá entender, mesmo que boxe não seja sua especialidade.

Em 1984 ele foi medalha de ouro na Olímpiada de Los Angeles, na categoria peso leve. Nesse mesmo ano, ele se tornou boxeador profissional. Ao decorrer de sua carreira, ele foi campeão em quatro categorias diferentes (peso-leve em 1989, super-leve em 1992, meio-médio em 93 e médio-ligeiro em 95).

Os adversários de maior destaque de Sweet Pea foram Julio Cesar Chavez, Oscar De La Hoya e Felix Trinidad. Seu cartel ao aposentar-se em 2001, era de 40 vitórias (17 por knockout), 4 derrotas (1 por knockout) e 1 empate em 26 lutas.

Pernell Whitaker destacava-se por seu estilo de luta diferenciado, sempre com a guarda baixa, com movimentos rápidos de pescoço e toráx, forçando o erro do lutador adversário. Vários analistas chegaram a comparar sua postura no tablado a uma "dança", buscando envolver o rival e buscando o melhor momento para o ataque.

Possuía também um dos melhores jabs do mundo do boxe, que combinado a sua velocidade, e capacidade tremenda de esquivar-se dos golpes, o tornavam um boxeador muito perigoso, porém com uma tendência a se exibir demasiadamente no ringue. Whitaker também não possuía um bom "punch" e o baixo número de knockouts impostos por ele, demonstram bem esse fato.

Porém, quando seu "jogo entrava" e ele conseguia por em prática todo seu repertório, era um dos melhores lutadores pound-for-pound, não só de sua época, mas de acordo com a crítica especializada, foi um dos melhores lutadores do século XX. Na relação dos 80 melhores boxeadores dos últimos 80 anos, elaborada pela revista Ring, Whitaker foi colocado em 10º lugar.

Hoje, o "Sweet Pea" trabalha como técnico de outros lutadores, auxiliando principalmente nos aspectos defensivos. Recentemente ele esteve treinando o boxeador peso-pesado Calvin Brock.

Aprecie a arte de Sweet Pea em seu melhor:


Para saber mais, clique aqui (em inglês)

Um comentário:

  1. Adoreiiiii o Sweet Pea!!!!!!!!!!!!

    Defende mto bem!!!!!!!!!!

    Ele deve ter participado do filme Menina de Ouro, era o "negão" que ajudava nos treinos!
    hauahuahauhauhuah

    ResponderExcluir