quinta-feira, 23 de julho de 2009

Puma - A Fera Brasileira







Eles foram o sonho dos jovens dos anos 70, e ainda hoje representam uma época de criatividade e ousadida da indústria automobilística brasileira.

Desde a idéia inicial da fabricação de carrocerias esportivas que seriam colocadas em chassis de carros de série, que acabou gerando o desde o famoso Malzoni GT, que após seria conhecido como Puma DKW, com seu motor 2 tempos de 3 cilindros, até o poderoso Puma GTB S2, com seu vigoroso motor Chevrolet 250-S com seus 6 cilindros, a Puma representou acima de tudo um sonho, o sonho de projetar um carro esporte brasileiro de categoria internacional.

O Puma mais conhecido, o GTE foi produzido de 1971 até 1982, saía de fábrica com motor Volkswagen refrigerado à ar, de 1.600 cm3 e potência de 70 cv a 4.700rpm, que aliado a seu baixo peso, cerca de 700 kg, eram suficiente para conferir um desempenho muito bom para sua época.

Mas era nas suspensões e no acerto de seu chassi que o Puma mostrava seu brilhantismo. Criado e desenvolvido para as competições automobilísticas brasileiras, o Puma GTE se comportava muito bem nas curvas se mostrando um verdadeiro esportivo.

Também havia o Puma GTB, que com seu conjunto mecânico trazido do Opala SS, seu interior requintado e seu design imponente competia diretamente com clássicos como o Dodge Charger R/T, Ford Maverick GT e o próprio Opala. O desenho do GTB S2, lançado em 1978 é um dos mais belos já idealizados em nosso país, em minha opinião.

Por falar em design, o dos Pumas merece destaque também por tentarem assimilar o melhor da escola italiana de design de esportivos, que ditava as tendências na época, e gerou obras-primas como o Lambo Miura, a Ferrari 246 Dino (esses dois sobremaneira lembravam bastante os Pumas), além de Maserati Ghibli e Alfa Romeu Montreal, mas isso é assunto pra outro post...

Os Pumas chegaram a fazer sucesso no exterior, chegando a ser importados a diversos países da Europa e Américas. Num teste publicado pela revista americana Volkswagen Greats, o Puma GTE foi comparado ao Porsche 914 (também equipado com mecânica VW à ar) e num comparativo de estrada acabou levando a melhor.

No entanto, um série de problemas, desde má administração até catastrófes naturais, acabaram por encerrar o sonho da Puma. Mas fica o exemplo de um carro que demonstrou que o Brasil é capaz sim de construir carros esportes de respeito, e que cativou milhares de entusiastas pelo mundo afora.

Saiba mais:
Best Cars Web Site
Puma Clube do Brasil
Clube do Puma GTB

2 comentários:

  1. Esse amarelinho minha mãe falaria "Esse nós podemos dirigir!"

    Ahuhuhauhuaha

    O Puma foi totalmente desenhado aqui, no Brasil?

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  2. Era desenhado aqui sim. Se eu não me engano o Anísio Campos um piloto-designer é quem é responsável pelo desenho dos "Puminhas". Como eu disse, os Puminhas tem forte inspiração nos carros esportivos da época, especialmente o Lamborghini Miura, e a Ferrari 246GT Dino. Ah, e eles eram feitos com componentes essencialmente nacionais, por exemplo, o motor e o câmbio eram da Brasíia, os espelhos retrovisores eram de CG, e assim por diante...bem artesanal mesmo.

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