quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lamborghini Miura



Com o Miura, a Lamborghini inventou a categoria de carros que hoje conhecemos como super-esportivos.

Lançado em 1966, ele foi o primeiro carro de rua a ter o motor colocado centralmente no carro, isto é, logo atrás do piloto. Isso era feito para melhorar sua estabilidade e dirigibilidade, trazendo para o motorista comum, todo feeling de um verdadeiro carro de corrida.

Seu design é obra do estúdio Bertone, e consegue ser ao mesmo tempo, elegante, clássico e agressivo, como todo super-carro deve ser.

Era equipado com um motor V12 de 4 litros e potência máxima de 385 cavalos, suficientes para lhe garantir um desempenho brutal, com aceleração de 0 a 100 em torno de 6 segundos.

O Miura teve várias versões, desde a P400 de 66, passando pela P400S, P400SV, P400 Jota, até a P400 SV/J de 1971. Cada uma representava uma evolução no modelo, procurando corrigir suas falhas, mas sempre mantendo o mesmo design.

Seu nome, como o de vários Lamborghini, tem origem relacionado a touros, uma paixão de Ferruchio Lamborghini, sendo Miura o nome de uma determinada raça de touros.

Hoje, esse carro é considerado um clássico, uma verdade lenda sobre 4 rodas. A Lamborghini cogitou uma nova versão do modelo em 2006, mas desde então, nada mais foi divulgado a respeito.







Matéria do Programa Auto Esporte com o Miura

Nenhum comentário:

Postar um comentário