quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pelé - A Autobiografia


Ganhei esse livro de presente, e estou gostando bastante. Recomendo para todos que não sejam playa-hatas de pessoas que atingiram o sucesso e a glória, como infelizmente a maioria dos braileiros às vezes parecem ser.

Além de ser interessante para quem curte futebol, trazendo detalhes pouco conhecidos sobre a carreira do Rei, e sobre o futebol dos anos 50,60 e 70, o livro serve para mostrar um cara extremamente talentoso, competitivo, perfeccionista e dedicado a alcançar a excelência em sua profissão.

As pessoas costumam falar sobre os melhores atletas, e logo que o nome do Pelé vem à tona, aparecem aqueles comentários minimizando sua importância em virtude da época em que jogou e também fazendo julgamentos sobre seu caráter e tal.

Eu só acho que o Brasil trata muito mal seus ídolos. Temos uma necessidade imbecil de só apontar os defeitos e falhas daqueles que se destacam, ao invés de talvez, procurarmos neles um tipo de inspiração, ou apenas, reconhecer suas qualidades e grandeza no que fazem. Exemplos não faltam. Isso não é ser "paga-pau". E sobre ser humilde e também sobre ter a sabedoria de reconhecer a qualidade de outros, e tentar aprender alguma coisa com isso.

Em relação a isso, o Pelé me lembra uma frase que eu ouvi a pouco tempo: "Ele tem defeitos que muita gente tem, e qualidades que muito poucos tem".

Um pouquinho do rei aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário