segunda-feira, 13 de julho de 2009
Dodge Dart GTS
Já que estou trazendo à tona diversos personagens que penso que mereciam maior reconhecimento, e como hoje vi um lindo Dodge Charger 67 (mas isso é outra história), resolvi postar sobre esse muscle car um tanto desconhecido, mas que fascina todos aqueles que são familiares com essa máquina. Trata-se do Dodge Dart, em especial, a versão GTS de 1968 e 69, que vinha equipado com o motor V8 440 Magnum de 8 litros e potência declarada de 385hp.
O Dart americano é o primo-irmão do nosso Charger, e segundo os padrões da época era considerado como um compacto (!!!) no mercado americano. O motor 440 era reservado para os full-size e mid-size da linha, e sua utilização em um carro menor como o Dart, é um dos grandes atrativos desse modelo.
Apenas 68 Darts sairam de fábrica equipados com esse motor em 1968. O curioso é que na faixa lateral que ele tem na traseira, está inscrito o número 383, mesmo sendo ele equipado com um 440... A surpresa fazia parte do pacote, sendo mais um fator que fazia do Dart GTS um autêntico lobo em pele de cordeiro.
Sendo relativamente mais leve, a performance do GTS era muito boa, para os padrões da época e mesmo atualmente: aceleração de 0-100 km/h em 5,0s, e percorria o quarto de milha em 13,3 s a 172,8 km/h. Números fantásticos para um carro de sua categoria, chegando a rivalizar com os melhores esportivos europeus, ao mínimo na aceleração. Como todo muscle car, freios e suspensões estavam muito aquém da capacidade do carro. Mas como muitos, eu penso que essas características não eram bem defeitos... elas fazem parte do caráter, da personalidade de um autêntico muscle.
Por surgir em uma época de ouro dos carros fabricados em Detroit, e ser contemporâneo de clássicos como Charger, Challenger, Mustang Shelby e Boss, Chevelle SS, Camaro e cia, o Dart GTS é muitas vezes ofuscado por esses na preferência dos aficionados por muscle cars. Mas em tempos de recessão e crise das montadoras americanas, vale a pena relembrar uma era em que emissão de poluentes, controle de estabilidade e combustíveis alternativos eram coisas de ficção científica, e carro forte era realmente coisa pra macho...hahahahha
Para saber mais sobre o Dart GTS clique aqui (em inglês) ou aqui (em português)
Esse é um GTS 68 com o motor 383
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