terça-feira, 21 de julho de 2009

Claudia


Bem que eu gostaria de poder passar mais informações para sobre ela, mas o que eu posso dizer é que Cláudia é provavelmente a melhor cantora brasileira da qual você NUNCA ouviu falar.

Descobri a Claudia, quando estava procurando albuns com uma sonoridade brasileira típica dos anos 70, mas com elementos trazidos do Soul e do funk americanos, o que vou convencionalmente chamado de Samba Soul. A foto da capa do álbum Você da Cláudia é é a foto de exibição da comunidade sobre esse estilo no Orkut, então daí veio minha curiosidade em ouvir o som dela. Com certeza, eu não me decepcionei nem um pouco, o álbum é bom demais!

Então encontrei o álbum Deixa eu Dizer tempos depois, que me agradou ainda mais, com algumas regravações de músicas famososas que ficaram ainda melhores na voz dela. Você com certeza já ouviu a voz da Claúdia no sample da música "Desabafo" que usa um trecho da música do mesmo nome, desse álbum lançado em 1973. O sample ficou legal, mas arrisco a dizer que a música original é muito superior.

O estilo musical da Cláudia é difícil definir, talvez porque acima de tudo ela é uma intérprete, ou seja, pode se adaptar a mais de um estilo, e por vezes, não se prende a esse tipo de qualificação, mas posso citar samba, jazz e bossa como suas principais influências. Claudia põe muito sentimento nas suas interpretações, o que dá aquele algo mais na música, e me faz compará-la com outras grandes cantoras dos anos 70, como Clara Nunes e Elis Regina.

Seus álbuns tem aquela "alma" que a música brasileira verdadeira têm, principalmente a antiga (os dois albuns são da década de 70). Vale muito a pena a audição, eu recomendo para todos que gostam de música boa de verdade.

Cláudia, Você, Cláudia - aqui

Deixa eu dizer - aqui

Mais uma vez, links são cortesia do Blog Loronix, o melhor em se tratando de música brasileira - Loronix

Um comentário: