terça-feira, 15 de setembro de 2009

Os 50 carros mais belos já feitos - Parte 9

6. Talbot Lago T150 SS Coupe (1938)

O fabuloso Talbot Lago T150 tinha a carroceria desenhada pela dupla Figoni e Falaschi, excepcionais artistas "coachbuilders" que ao criar seu design incrível, elevaram esse carro a categoria de lenda, daquelas que ao mesmo tempo que revolucionam o estilo automotivo, dominam as pistas de corrida como poucos.
Para se entender a arte de Figoni e Falaschi, é preciso ter em mente que nos primórdios da indústria automotiva, em que a produção em série estava longe de ser a regra, a compra de um carro era um processo trabalhoso e bastante caro.
Primeiramente, era necessário adquirir o motor, o chassi e os demais componentes mecânicos para só então, dirigir-se a uma oficina especializada para a fabricação da carroceria. Esses profissionais eram descendentes diretos da arte da projeção de carruagens e agora utilizavam suas técnicas na criação e feitura de carrocerias praticamente artesanais, feitas especialmente para os chassis pré-adquiridos pelos clientes.
Entre esses "coachbuilders", ou fabricantes de carrocerias, os franceses Giuseppe Figoni e Ovidio Falaschi foram os que conquistaram maior respeito e admiração ao criaram, entre outros, os maravilhosos contornos do Talbot Lago T150 SS de 1938.
O desenho era conhecido como "Tear-drop" por suas linhas similares a uma gota, ou uma lágrima e representava o momento em que o carro deixou de ser mero objeto, tornado-se uma obra de arte, cheia de beleza e significado.
Seu conjunto mecânico era também notável, com seu motor de 6 cilindros e 140 cv, e seu chassi extremamente dinãmico, capaz de levar o Lago à diversas vitórias nas competições automobilísticas.
Como toda obra-prima, o Talbot Lago T150 era para poucos afortunados, o que só aumentou ainda mais seu status como um clássico, uma lenda entre aqueles que enxergam em um automóvel mais que a funcionalidade ou praticidade, mas também apreciam a arte presente nas linhas inspiradas de um carro como o T150 SS de 1938.






3 comentários:

  1. Gostei do pretão hein !!!!!
    Dá uma carona?

    ResponderExcluir
  2. Dá uma olhada na quarta foto desse carro...

    Alguma semelhança com o Darth Vader ou estou imaginativo?? huahuahuauha

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha
    É verdade mesmo, não tinha feito essa associação, tem muito a ver.

    ResponderExcluir