sábado, 26 de setembro de 2009

Os 50 carros mais belos já feitos - Parte 13

2. Chevrolet Corvette Stingray C2(1963)



O Corvette de 63 marcou a segunda geração do modelo, ficando conhecido como o Corvette Sting Ray. O design dessa versão foi idealizado por Lary Shinoda, e tinha como característica marcante a split window, ou seja a pequena janela traseira dividida em dois, similar aos Fuscas da década de 50. .
De acordo com pesquisas, o design teve duas influências marcantes: o Jaguar E-Type, esportivo europeu que fazia imenso sucesso na época, e o tubarão da espécie Mako que o designer capturou em uma de suas pescarias em alto-mar.
A split window presente no modelo de 1963 foi abandonada nas versões dos anos seguintes, por motivos de segurança, assim como as entradas de ar nas laterais do capô. O único porém do Sting Ray desse ano, ficava por conta das opções de motorização, pois apenas o motor V8 small-block de 327 cm3 estava disponível, em várias configurações de potência, indo de 250hp a 360hp, o que lhe assegurava um desempenho altamente satisfatório. Porém foi só nos anos seguintes, que o Vette adotaria poderosos motores big block com potência de até 425hp.
O Corvette C2 ficou marcado por ter definitivamente conciliado em um só carro toda a agressividade e força dos muscle cars americanos, à leveza e o design artístico dos carros esportivos europeus, sendo até hoje considerado um dos maiores orgulhos da indústria automobilística americana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário