quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Os 50 carros mais belos já feitos - Parte 14

1. Bugatti Type 57S Atlantic (1938)




E finalmente chegamos ao topo da lista! O escolhido para encabeçar essa relação de carros de sonhos, é talvez, a maior lenda entre os carros da Bugatti, e o 1° supercarro da história, construído em 1938.
O Type 57S Atlantic faz parte da prolífica história de sucesso da Bugatti no período pré-guerra, onde a marca era sinônimo de luxo e esportividade extremas e seus carros além de belíssimos exemplos do que havia de melhor e mais moderno na engenharia automotiva, eram também verdadeiras obras de arte, sendo acessíveis apenas a uns poucos afortunados, e tornando-se clássicos absolutos com valores na casa os milhões com o decorrer do tempo.
O Atlantic na verdade, era uma das variações do modelo 57S, um dos mais conhecidos da Bugatti, e seu grande diferencial era a carroceria coupe, baixa, e com um formato bastante inusitado, lembrando uma gota. O design do carro era fortemente baseado no conceito "Áerolithe" apresentado no ano de 1935, e foi obra de Jean Bugatti, filho do fundador da marca, Ettore.
Era construído em alumínio, buscando redução do peso, e era equipado com um conjunto mecânico muito avançado para a época, motor 8 cilindros de 3.3 litros com comando de válvulas duplo. Sua potência chegava nos 200 hp era capaz de chegar aos 200 km/h. Parece pouco hoje, mas não custa lembrar que na época em que foi lançado, um dos carros mais populares o Ford Modelo A, tinha motor de 40hp e alcançava 105 km/h.
De qualquer forma, hoje o Bugatti 57S Atlantic é considerado um dos carros mais superlativos e valiosos da história, e seu belo desenho, dramático, inusitado e criativo, recebe a coroa desse blog, como o carro mais belo já feito.


O Bugatti Type 57S Convencional, a diferença principal é o desenho da traseira



Um comentário:

  1. Parece um besouro por traz hauhauhauha!!!
    Mas é bonitão, gostei do Bugatti!!!!

    ResponderExcluir