terça-feira, 22 de setembro de 2009

Os 50 carros mais belos já feitos - Parte 10

5. Dodge Charger R/T (1968)

O modelo escolhido foi o de 68, mas poderia ser o de 66,67 ou 69, e ainda assim estaríamos falando sobre o muscle car definitivo. Um design como o do Dodge Charger só poderia ter sido concebido em um período da história automobilistica, como foram os meados dos anos 60.
Olhe bem para esse carro. Ele é MAU. Sem excessos, adereços desnecessários ou coisas do gênero, ele passa uma mensagem simples: "Eu sou maior, mais forte e mais malvado que você...vai encarar?" hahahahahaha
Brincadeiras a parte, o desenho sóbrio e ao mesmo tempo ameaçador do Charger já lhe rendeu papel de destaque, na maioria das vezes, como carro do vilão, em diversos filmes, como Bullitt, Blade, Velozes e Furiosos entre outros (e não, os Gatões não conta).
Quando o Charger foi apresentado em 1966, seu design era muito moderno e arrojado para a época. Seus relógios no painel eram inspirados pela era espacial, sendo bastante futuristas, mesmo para os dias de hoje. Com o tempo, a peça passou a ter um aspecto mais convencional.
Os faróis escamoteaveis ocultos na grade, eram outro fator de modernidade, e que além disso, lhe conferiam aquele visual limpo e ousado, pelo qual o modelo ficou conhecido.
Os motores disponíveis são um capítulo a parte. Os modelos mais básicos utilizavam motores de 6 cilindros em linha com potência de 190 cavalos, e os mais esportivos eram equipados por verdadeiras lendas da engenharia automotiva, como o 440 Magnum de 8 litros e potência declarada de 385 cavalos, e o incrível 426 Hemi de 425 cavalos.
Resumindo, o Dodge Charger é um verdadeiro ícone de uma era de ouro dos carros, e merece o quinto lugar nessa lista, mostrando que muscle cars não tem apenas motores grande para exibir.






Um comentário: