9. Jaguar XK-D / XK-SS (1955)
O Jaguar D-Type de 55 era essencialmente um carro de corrida de fábrica. Sendo assim, todo seu design foi comprometido primeiramente com sua performance. Suas linhas foram projetadas com a preocupação de assegurar a melhor eficência aerodinâmica possível, que combinada a seu chassi monocoque (novidade na época) e seu motor de 6 cilindros em linha de 3.8 litros, deveriam garantir que esse Jag perpetuasse a tradição de vitórias da marca britânica, o que acabou acontecendo, com o modelo conseguindo três conquistas na famosa pista de Le Mans. Entretanto, pouco tempo depois, a Jaguar teve que se retirar das competições automobilísticas, e vários XK-D, com adaptações possibilitando o seu uso diário, puderam ser adquiridos por particulares, agora com o nome XK-SS. Infelizmente, um incêndio na fábrica de Browns Lane em 1957, acabou por destruir 9 dos últimos 25 carros prontos para ganhar as ruas. Encerrava-se aí a história de um Jaguar que mostrou que a forma pode sim, seguir a função, e ainda assim ser deslumbrante.
O XK-D de 55, um carro para as pistas
O XK-SS de 57, pronto para a rua
Steve McQueen e seu XK-SS
Não tem a propaganda da cera não !?
ResponderExcluirO primeiro é o carro do Robin? Quase que do Batman !?