quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os 50 carros mais belos já feitos - Parte 7

8. Tucker Torpedo (1948)

A história desse fabuloso carro daria pra ser contado em diversos posts, mas aqui vai um breve resumo. Seu idealizador, Preston Thomas Tucker tinha o sonho de construir um automóvel revolucionário, que previlegiasse a eficiência e a segurança, além de ser fabricado com as tecnologias mais modernas da época. Tudo isso contando com soluções de engenharia brilhantes e inovadoras, décadas a frente da concorrência das 3 grandes de Detroit (Ford, GM e Chrysler), e ainda por cima, podendo ser comercializado a um preço (relativamente) acessível.
Com essas diretrizes básicas, o design do carro ficou a cargo de Alexis Tremulis, responsável pelo desenho do incrível Cord 810 (número 24 da nossa lista dos mais belos). O resultado foi um carro com um aspecto muito à frente de seu tempo, um perfil bastante aerodinâmico e com uma carroceria de desenho "fastback" que encantou a todos. Sendo assim, seu lançamento, em 1948 foi um sucesso, com a fábrica recebendo mais de 300 mil encomendas de interessados em adquirir "o carro do amanhã".
No entanto, aí começa a parte nebulosa da história da Tucker. Uma série de más decisões no marketing e na administração da empresa, os custos de fabricação muito elevados, além de uma suposta conspiração por partes das grandes fabricantes, acabaram por selar o destino do Torpedo.Com apenas 36 unidades construídas, o Torpedo deixou de ser comercializado, e sua fábrica foi desativada.
Até hoje, os reais motivos da derrocada brusca da Tucker permanecem obscuros. Conspiração da concorrência, ou apenas "burradas administrativas", por certo que se superasse essas interpéries, o Tucker Torpedo teria de fato revolucionado toda a história da indústria automobilística. Para se ter uma idéia, ele contava com um terceiro farol que nas curvas, acompanhava a direção do volante, iluminando por completo, a curva a ser contornada. Apenas 50 anos mais tarde, a Mercedes-Benz traria algo semelhante em seus sedãs de luxo.
Por tudo isso, e por ter um design extremamente inovador e revolucionário, ainda que um tanto exótico, o Tucker Torpedo é o número 8 da lista.








Saiba mais sobre o Tucker Torpedo aqui ou aqui.

Um comentário:

  1. Não sei o me lembra, é uma confusão de estilos hauhauhauhauhauhuahauhauhaua

    ResponderExcluir