sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Os 50 carros mais belos já feitos - Parte 12

3. Mercedes-Benz SSK "Count Trossi" (1930)

Foi muito difícil encontrar informações sobre essa obra de arte da Mercedes, principalmente devido a raridade desse modelo. O "Count Trossi" foi construído sobre a base mecãnica da Mercedes SSK de 1928. A SSK ou Super Sport Kurz (leve em alemão) Kompressor foi um conversível esportivo que fez bastante sucesso , devido a seu chassi bem acertado e seu temperamento esportivo. Era equipado com motor de 6 cilindros em linha de 6.8 litros, sobrealimentado por um compressor, atingindo potência máxima de 225 hp.
Foi em cima desse modelo, já bem atrativo por si só, que o "Count Trossy" tornou-se realidade. Apenas um carro foi construído por iniciativa de um piloto italiano já conhecido por suas construções automobilísticas muito ousadas, o próprio Conde Carlo Felice Trossi, que aparentemente, resolveu "tunar" sua SSK, criando no processo, um dos carros mais marcantes e originais de todos os tempos. Aparentemente não há registros da oficina que trabalhou no desenho do conversível, mas com certeza, é possível dizer que se tratou de um trabalho esplendoroso.
Seu estilo parece saído de um filme de terror, e suas linhas poderiam ser do carro do Batman, ou de qualquer outro personagem tão soturno e sombrio quanto. Se o Charger parece mau, o "Count Trossy" parece sinistro, principalmente por seus imensos paralamas traseiros que lembram a asas de morcegos.
Hoje esse único exemplar pertence a Ralph Lauren, o famoso estilista, e seu preço pode ser calculado em alguns milhões de euros.
De tão nebulosa, a história do Mercedes-Benz SSk Count Trossy, mas parece uma lenda, a lenda de um automóvel fantástico saído dos sonhos de um italiano descontente, mas que bem poderia ser o carro do personagens de pesadelos de muitos, com seu design belo e sombrio. De qualquer forma, trata-se de uma peça de arte como poucas, criativa, exclusiva e sem conceções. Como a arte deve ser.







2 comentários: