domingo, 12 de julho de 2009

Elgin Baylor


Vou começar falando sobre um dos meus assuntos favoritos, basquete, e mais especificamente, grandes jogadores do passado. O primeiro da lista é um dos melhores jogadores da história, mas que infelizmente muitas vezes parece não ter o reconhecimento merecido por tudo que representou, o grande Elgin Baylor.

Elgin Bayor jogou toda a sua carreira pelos Minneapolis / Los Angeles Lakers, no período de 1958 até 1971. Ele era um small Forward de 6-5 (aproximadamente 1,95 m), e suas médias são de espantosos 27.4 ppg e 13.9 (!!!!) rpg. Foi as finais por diversas vezes, porém nunca pode ser campeão, barrado pelo time fabuloso dos Celtics dos anos 60.

Baylor fez uma dupla fantástica com Jerry West no Lakers, e juntos foram responsáveis pelo sucesso de um dos melhores times da década de 60, que ajudou a fomentar a rivalidade histórica entre Lakers e Celtics.

A contribuição de Baylor ao jogo é tremenda. Antes dele, o atleticismo, a plasticidade das jogadas eram raríssimos, e foi com seus belos jumpshots, suas enterradas e suas infiltrações acrobáticas e altamente eficientes, que ele foi o pioneiro do estilo de jogo de lendas que vieram após, tais como Connie Hawkins, Julius Erving, George Gervin, Michael Jordan, entre tantos outros...
Uma pena é que Baylor atuou em uma época em que são raros os registros em vídeo de suas façanhas, tivesse jogado nessa época de Youtube e mixtapes em que vivemos, com certeza, seria sempre mencionado nas discussões sobre quem foi o melhor jogador, all-time da NBA.

Um fato que merece menção especial é a temporada 61-62 de Baylor. Nessa temporada ele jogou 48 jogos (dos 80 disputados pelo time) e teve as médias assombrosas de 38.3 ppg, 18.6 rpg e 4.6 apg. Os números por si só, já seriam uma história e tanto, mas o mais incrível dessa temporada é que esses 48 jogos só puderam ser disputados por Baylor porque aconteceram em finais de semana. Acontece que nesse período, ele prestando serviço militar obrigatório junto ao quartel de Fort Lewis, Washington e só obtia licença para sair e jogar com os Lakers nos dias de folga, os finais de semana. Assim que saía do quartel, ele se necessario pegava um avião e juntava-se ao time. Sem treinamento prévio, nem nada específico. Baylor chegava, coloca o uniforme, entrava em quadra, e tinha uma das temporadas mais fantásticas obtidas por um jogador nos 62 anos da liga. Simplesmente incrível, sem paralelos no basquete atual, e um feito que merece ser relembrado e admirado por todo aquele que se diz fã do esporte.

A triste ironia é que na temporada seguinte a de sua aposentadoria (71-72), os Lakers fizeram uma das melhores campanhas da história (69-13), e finalmente chegaram a seu almejado título, liderados por Jerry West e o grande Wilt Chamberlain, batendo na final os Knicks.

Por tudo que representou, Baylor foi escolhido como um dos 50 melhores jogadores da história da NBA, nas comemorações dos 50 anos da liga, em 1997.

Fica aqui a homenagem a esse grande jogador.


Recorde de pontos em uma final da NBA - Youtube

Página do Elgin Baylor no site da NBA

Um comentário:

  1. Parabéns meu velho! Muito bom o texto, e muito bom o blog. Vou ler inteiro agora nas férias.
    Me atendo a esse post em específico... Dá pra percerber certas semelhanças entre as carreiras (ou a forma como são vistas hoje) do Bayler e Canhoteiro... (ponta esquerda que jogou no São Paulo).
    Dizem que o cara jogava tão bem ou melhor que o Garrincha, no lado oposto é claro, várias pessoas da antiga citam o cara como grande referência, mas hoje em dia, quase ninguém ouviu falar do cara...
    Como você bem escreveu, a falta de registros em vídeo acaba as vezes por desacreditar os ídolos do passado. Mas aliado a isso também vejo um certo preconceito com os atletas de épocas mais remotas, coisas do gênero: "Também, naquela época até eu conseguiria fazer isso"... e frases do tipo...
    As pessoas não conseguem analisar sem preconceitos e sem comparar com os atletas de hoje em dia, que tem ao seu alcance vários recursos inimagináveis pra epoca...
    É isso aew, respeito pela velha guarda que tem seu valor, seja no esporte em que for!!!
    Abraço

    ResponderExcluir