terça-feira, 4 de agosto de 2009

Grupo B de Rally



Corridas com máquinas monstruosas como essas, definitivamente são coisas do passado... Hoje, bobeirinhas como "segurança do piloto", "viabilidade do projeto" e "bom senso" parecem ser importantes pro pessoal da FIA, e não veremos mais corridas altamente emocionantes como eram essas nos anos 80...

Brincadeiras à parte, o Grupo B do campeonato de rally da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) trazia algumas das máquinas mais potentes, rápidas e brutais que já passaram por competições automobilísticas. Vários carros clássicos fizeram parte dessa história, como Lancia Stratus e S4, Audi Quattro, Ford RS200 entre tantos outros.

No entanto, se a preocupação com potência e velocidade era constante, a segurança ainda não era prioridade absoluta como hoje, e uma série de acidentes, alguns deles fatais, acabaram por abreviar o tempo de vida da categoria.

Após a morte do piloto Henri Toivensen e seu co-piloto, enquanto disputavam a Tor de Corse de 1986, o grupo B foi extinto pela FIA. Uma série de restrições foi imposta aos carros de competições, várias delas vigentes até hoje.

Apesar de ter durado apenas 4 anos, o Grupo B adquiriu status de lenda aos amantes de velocidade, principalmente aos fãs de rally. Veja o vídeo e entenda porquê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário