quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Xavi e Iniesta



Esses dois caras são simplesmente o coração e a alma de um dos times mais da história: o Barcelona, que além disso pratica o futebol mais bonito e vistoso da atualidade (empatado com o Arsenal completo, é claro! hahahah).
Xavi é um dos jogadores mais habilidosos do jogo, domina absolutamente todos os fundamentos do esporte, e pode jogar mais recuado como um volante (era assim que ele jogava na época do Ronaldinho, com o Deco e o Iniesta mais avançados), até como um meia que municia o ataque com seus passes primorosos. Trata-se de um verdadeiro jogador "box-to-box" como os ingleses chamam, que pode jogar e desempenhar com perfeição todas as funções do meio de campo. Seu chute também é certeiro, sendo normalmente o cobrador de faltas e escanteios do Barça.
Já o Iniesta é outro que possuí uma técnica refinadíssima, excelente toque de bola, capaz tanto de jogar no meio, construindo jogadas com a paciência e exatidão de um sniper, ou ainda jogar pelos flancos do campo, principalmente pelo lado esquerdo, tabelando com os jogadores que caem por aquele setor. Pode jogar como um atacante dentro do esquema 4-3-3 usado pelo Barcelona, e ser extremamente efetivo.
Na última eleição do Melhor Jogador do Mundo, realizada pela FIFA, vencida por Messi, Andres Iniesta e Xavi Hernandez estavam entre os 5 melhores, juntamente com Cristiano Ronaldo e Kaká. No último ranking da revista FourFourTwo, os dois juntos, apareciam no número 3. Faz sentido pois é a interação, entre eles, o seu jogo coletivo e solidário, que faz a força e traz tantas vitórias para o Barcelona. Só na temporada passada, uma das melhores já feitas por um time na história, foram 4 títulos conquistados: Copa del Rey, Campeonato Espanhol, Champions League e o Campeonato Mundial Inter-Clubes.
Muito se fala dos gols e dribles dos atacantes Messi e Ibrahimovic, que com certeza são jogadores brilhantes mesmo, mas é a dupla do meio, Xavi e Iniesta que conduz, que comanda a equipe leve e ofensiva da Catalunia. Eles são o termomêtro, a cara do time, técnicos, habilidosos, e acima de tudo, vencedores.

Um pouquinho da magia e das skills da dupla

Nenhum comentário:

Postar um comentário