domingo, 3 de outubro de 2010

Bruce Lee - um cara especial



Estes vídeos são bem interessantes por mostrarem um lado do Bruce que muita gente desconhece. Os fãs casuais podem não saber, mas além de ser um lutador exímio, ele era formado em filosofia e tinha um pensamento bem a frente de sua época.

Tanto que o Jeet Kune Do ('Caminho do punho interceptador) arte marcial criada por ele, é mais uma filosofia de luta do que propriamente um estilo marcial. Bastante influenciado pelos conceitos do taoísmo, do budismo Zen, além de pensadores como Krishnamurti, o ideal de Lee era um "estilo de luta" que propiciasse liberdade total ao praticante para que se expressasse totalmente enquanto indíviduo, em seus movimentos e posturas.

Para se entender exatamente este ideal, recomendo a leitura do livro "O Tao do Jeet Kune Do", onde Bruce Lee demonstra suas conceitos e idéias bastante diferenciadas e até mesmo revolucionárias. Seu lema era "No way as way, having no limitation as limitation" (Tendo caminho algum, como caminho e tendo nenhuma limitação como limitação), o que pode levar alguns a pensar que não é necessário aprender nada, que tudo é válido e bom. Ledo engano, pois segundo o mestre Lee, o conhecimento é essencial para a obtenção da liberdade, a verdadeira liberdade, que seria não necessitar ficar preso, restrito apenas a um molde específico, a um estilo só.

Idéias bastante interessantes de um cara especial, que considerava que a perfeição da expressão corporal, da luta, passa pela claridade da mente e pelo liberdade do espírito. Saiba mais nos videos abaixo:





Um comentário:

  1. Ta aí, muito bom, eu, como a grande maioria só conhecia o lado lutador dele, mal sabia que o Jeet Kune Do tinha essas implicações...abraço

    ResponderExcluir